LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

63 th Kouhaku Utagassen


O Kouhaku Utagassen desse ano teve como apresentadores convidados a atriz Horikita Maki, e pela terceira vez consecutiva, Arashi.

O programa deu destaque a uma série de homenagens aos atletas, que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Londres em 2012.Também relembrou alguns sucessos doramas NHK do momento, como Jun to Ai, Umechan sensei e um taiga dorama chamado Yae no Sakura.


Homenageou no segundo bloco os falecidos atores Nakamura Kanzaburo e Mitsuko Mori, protagonista de Haru e Natsu.

O show pôde ser dividido em duas fases, sendo que na primeira o rítmo foi mais frenético, as apresentações foram das mais extravagantes que já assisti.Aliás, houve muitas repetições, o que acabou tirando um pouco a seriedade do programa.A principal delas foi da intromissão de AKB48, se já não bastasse elas fazerem um medley (potpourri), dividirem-se em SKB48, ainda aparecerem de peruas nas apresentações de outros.Aí foi demais! Aliás, muitos optaram pelo Medley,mas sabe que gostei quando foi a vez de Arashi e NYC. Apesar de que, achei que NYC assim como JSoul Brothers fizeram umas danças bem cômicas. Prefiro EXILE.
Kana Nishino combinou bem com uma música mais dançante, e admito que Koda Kumi,teve originalidade na voz e performance.Já não diria mesmo para Ayumi Hamasaki, tudo bem que eu não sou nínguém comparado a ela, mas ela já não agrada mais.

Tive a impressão que teve um corte grande no número de cantores, ao passo que tiveram  estreias, como é o caso de Kanji8, Yuki, Kyary Pamyu Pamyu e Yui. Achei que poderia ter tido um pouco mais de espaço para alguns cantores de grande sucesso no cenário Jpop, como é o caso de Yui e a banda HY que cantaram um resumo de suas músicas, as pressas, como se tivessem muitos shows agendados e não poderiam ficar mais tempo.


O espaço infantil homenageou a Disney,o teen foi ampliado, e senti falta do Enka, a maioria deles optaram por músicas de Matsuri. Entre as músicas tradicionais tendendo mais para o tradicional lento, tiveram destaque Mizumori Kaori, Sakamoto Fuyumi, Hikawa Kiyoshi, Ishikawa Sayuri e Kitajima Saburo. Achei injusto que Kobayashi Satiko e Kenichi Mikawa não vieram. Acredito que eles são os que mais ficavam empolgados para apresentar, inclusive seus shows sempre foram os melhores. 
Entre as músicas mais sentimentais  gostei de "Hatsukoi" de Mika Nakashima,"Hajimari no Toki", de Ayaka e "Kageboshi" de Porno Graffitte. A tendencia do Jpop dominar o programa está bem mais evidente nesse ano, percebe-se que até o encerramento ficou por conta de um pop bem comum, apesar de que IkimonoGakari, combinou para dar uma homenagem de chave de ouro aos atletas.Mas para o time Shirogumi, em vez de ter sido SMAP poderia ter sido Kitajima Saburo.

Me impresionei com o clássico de Miwa Akihiro, que por sinal eu não o conhecia, destacou-se pela sua originalidade teatral,me fazendo lembrar de algum Kabuki. No campo Jpop,veio o  retorno e de um grupo que já tinha sido desfeito, são das garotas do Princess Princess.
Outras das minhas surpresas que me encantaram foram a linda apresentação de Fuji Ayako, melodiando "Wasurenai", e Misia que cantou nas dunas da Níbia.



No geral,o show pirotécnico foi um dos mais modernos, até eu, que não gosto de Perfume admirei a criatividade na iluminação de seus vestidos, a apelação das lanternas supersentais do grupo Momoiro Clover Z , e os efeitos especias tipo hologramas no show de Arashi.
De fato, a criatividade da mudança de cenário, foi bonita, teve bastante uso do palco central.Isso porque em Kouhakus antigos, era mais comum o aproveitamento de palcos laterais, ou de hall externo.Nesse ano, somente houve uma apresentação no Hall externo, que foi na vez  de Masaharu Fukuyama.E duas apresentações em outro país, quando foram a vez de Misia direto da África, e Yuki Saori nos EUA.

No fim das contas, depois de tudo isso fiquei com vontade de assistir algum Kouhaku antigo, da década de 90, só por curiosidade.Se alguém que ler este post souber onde tem um, do ano de 1990 eu gostaria muito que me informasse.

Para download do programa recomendo: DAddicts (parte 1) (parte 2) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário