LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Homem duplo e rotoscopia



Semana passada assisti Homem duplo no SBT, faz tempo que não via um filme norte-americano ainda mais uma animação.E que animação hein!Eureka!Descobri a rotoscópia digital!
Rotoscópia é um efeito de animação que significa desenhar sobre os movimentos reais de um vídeo, no caso do digital, o filme em carne e osso é editado em um software que faz grande parte do trabalho.

Mas voltando ao filme, não foi só o visual ultra moderno que me prendeu atenção, é claro que ele também tem um inteligente roteiro de ficção científica.Fala de uma era futura em que o uso das drogas se tornou mais comum, (me fez pensar se não seria o "novo mundo", onde todos os tipos de drogas fossem liberadas, e o governo, a ciência passariam a monitorar 24 horas os cidadãos,usando as drogas como artifício para manipular a população de vez).
E é mais ou menos isso que tirei de conclusão deste filme: uma mensagem (um aviso) camuflado quase explícito para os telespectadores assistirem, e pensarem que tudo não passa de uma mera ficção.
Mas eu diria que mais do que isso, há muitas referências que me fazem crer no contrário, uma delas é a participação especial de Alex Jones um cineasta dos EUA que estuda a existência de conspirações por de trás do governo, que faz criticas e revela segredos que a TV aberta insiste em camuflar.

Vendo por um outro ponto de vista, posso dizer que a narrativa é na visão de um viciado que fala da sua realidade, das suas sensações sentidas pelas drogas (no filme, a droga utilizada se chama substância D).
Keanu Reeves é o viciado, que na verdade era um policial disfarçado que tenta descobrir o mandante de um crime organizado, mas ele acaba se envolvendo a tal ponto em que se torna drogado com danos cerebrais permanentes, dos quais nem mais a polícia pôde ajudar.

Outro detalhe fantástico em o "Homem duplo", é pelo fato de os policiais  utilizarem um capuz que altera a voz e apresenta um disfarce de rosto.

Só fiquei triste mesmo com o final, que de tão realístico é cruel com o protagonista.Apesar de que era mesmo previsível.Aqui o mocinho perde, e a mafia do crime se mantém ativa.

Ah!Por curiosidade, pesquisei vídeos relacionados a rotoscópia e descobri que essa técnica já é bem antiga, e já fora muito utilizada em produções da Disney e de muitos video games.Inclusive, a banda A-Ha dos anos 80 gravou um clipe todinho em roscopia HQ, veja o vídeo logo abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário