LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 24 de julho de 2010

Hinokio





Hinokio é o apelido dado a Iwamoto Satoru,um robozinho  que chega como aluno substituto de um garoto com o mesmo nome. Na verdade esse garoto é quem controla as emoções do robô através de um computador isolado em seu quarto. O verdadeiro Satoru teve um trauma após perder sua mãe. Por esse motivo, mesmo tendo condições em se reabilitar, ele passa a ter uma rotina anti-social escondido de amigos e até de seu próprio pai.
Nesse ponto do roteiro, o filme Hinokio demonstra ter um caráter muito mais maduro dos clichês de filmes infantis em que se costuma ver um herói robozinho que ajuda as crianças, ou que luta contra as forças do mal. Aqui, o pior inimigo de Satoru é seu próprio medo de superação pessoal, muito mais humano do que se imagina.

Paralelo a sua história ele conhece Jun, uma menina que se veste e age como garoto até mesmo nas suas atitudes de pivete, mas que depois ela apresenta ser muito mais delicada ao demonstrar seus sentimentos por Satoru ,mas seria pelo robozinho ou pelo garoto?
O final é surpreendente, envolve o encontro de Satoru e Jun e o reencontro dele com sua mãe.


O nome Hinokyo é uma junção de Hi raiz/broto+noko erva ou coisa do tipo + kio que deriva de "quio" trocadilho com o nome Pinóquio. A diferença é que esse menino é um robô construído de metal e um pouco de ervas para não sobrecarregar seu peso em um corpo de mais ou menos um metro e meio.

Comentários
A trama relembra muito os animes do estilo que envolve as relações humanas com robôs e até que ponto essa barreira sentimental é ultrapassada. No caso de Hinokio, o objetivo maior talvez seja mostrar uma sociedade do futuro, a infância rodiada de brinquedos eletrônicos e a ausência da presença dos pais no cotidiano das crianças. O filme ainda pode sugerir uma reflexão sobre traumas e depressões.
Apesar desse fundo maduro, o filme não é moralista é de um gênero realmente voltado ao público infanto-juvenil, mas que respeita as condições dessa fase etária, de forma carismática.















A canção de encerramento é cantada por Yui –"Tomorrow's way"

Gênero:drama, ficção científica, infanto-juvenil
Direção: Takahiko Akiyama
Ano: 2005

Elenco:
Satoru Iwamoto- Kanata Hongo
Jun Kudo-Tabe Mikako
Jouichi Hosono-Yuta Murakami
Kenta Hirari- Ryo Kato
Sumirê Takasaka-Ryoko Kobayashi
Massatoshi Nakamura (curiosidade:ele é cantor)
Eriko Akishima-Horikita Maki
Natsuko Fubuki-Hara Satie (é a sensei)
Yuko Sakagami-Riho Makise
Sayuri Iwamoto-Mieko Harada


Trailer



Download: Asian Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário