LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Scans de máscaras japonesas

Ontem me deu na telha de ficar tentando desenhar máscaras japonesas, que geralmente representam figuras lendárias, alguns são espíritos da floresta, tengôs (demônios, tipo duendes), monges de pedra, ou personagens heróicos.

Sempre me apaixono pelos traços por vezes simples ou detalhados da arte nipônica que a torna ainda mais singular.

Bom mas vamos aos scans...


Babá obakê( monstro de uma bruaca)- nomeei dessa forma, porque me inspirei no rosto das máscaras daqueles espíritos com forma de gueixas meio demoniacas.



Momotarô- Esse garotinho é personagem do folclore infantil, (que nem nosso sací pererê, curupira), mas ao contrário desses, momotarô não é um diabinho mutante.Conta a lenda, que a muito tempo atrás havia um  casal de velhinhos que viviam sozinhos no campo.Eles nunca tiveram filhos, até que certo dia, a vovó encontra um momô (pêssego) gigante boiando sobre o rio.Ao tentar abrir o pêssego, a fruta exala um brilho ofuscante, e de lá dentro havia um bebezinho.O casal o batizam de Momotarô e passam a cuidar dele.

Certo dia, Momô já um pouco mais grandinho, ouve uma mensagem vinda dos corvos (se não me engano...), dizendo que haviam um grupo de demônios que assustavam as pessoas daquela região.Corajoso, o garoto pede aos avós que iria combater aqueles demônios.Preocupados, de início os avós não concordam, mas como ele se mostrava muito decidido, eles acabam cedendo reconhecendo a bravura do menino.A vovó pede que ele leve  dangôs (bolinhos doces) para se alimentar no caminho, até chegar ao outro lado da montanha onde se encontrava os diabos.

Durante o percurso, Momô encontra três animais que lhe pedem dangô, primeiro um cachorrinho, depois um macaco, e por fim um papagaio.Como agradecimento pelos bolinhos, os animais passam a seguir viagem para ajudá-lo.

Chegando a "casa" dos diabinhos, Momotarô junto com sua turma enfrenta-os com forte bravura.Até que um dos demônios pede perdão,prometendo nunca mais incomodar ninguém.E muito bondoso o menino o perdoa. 

Essa simples história é contada em forma de poema e cantiga,muito cultuada entre os japoneses ainda hoje.

Para entender melhor,veja esse vídeo em animê que conta a história completa.Graças ao meu irmão que encontrou com exclusividade pelo youtube.


Macaco Tomodachi-Essa máscara de macaco,não foi inspirada em nenhuma lenda, mas sim de 20th Century Boys, mangá de mistério da Shonem Jump. Mencionada nessa postagem aqui. Segundo o autor, teria se inspirado em um personagem de animê clássico de sua infância.
Achei muito original em reproduzir essa figura, achei interessante pela expressão no rosto do macaco, que ao mesmo tempo parece ser infantil como assustadora.


E falando em figuras lendárias, em uma cena do longa metragem Ponpoko Heisei Tanuki Gassen (do estúdio Ghibli), aparece uma sucessão dessas criaturas, de forma criativa e mistica.
Assista aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário