LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Okuribito ~おくりびと~,2008

Ficha técnica:

Títulos internacionais-"A Partida" (Br)/ "Departunes" (EUA)

Gênero- drama, comédia

Direção-Yojiro Takita/ Kundo Koyama (roteiro)

Ano-2008

Nacionalidade- Japão




Sinopse:

Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki fonte winkipédia), é um renomado violoncelista que acaba de perder seu emprego, numa profissão que ele mais amava.Decepcionado, ele decide voltar a sua terra natal junto com sua esposa,Mika Kobayashi (Ryoko Hirosuefonte:doramaniacs, e de lá buscar um novo rumo.

Ao procurar emprego, em um dos anúncios do jornal dizia:"trabalhamos pelo bem de sua partida".Seguindo esse anúncio,Daigo vai a procura, acreditando que fosse uma agência de viagens,-turismo, mas ao chegar no escritório ele tem a surpresa de saber que na verdade, era uma empresa que presta serviços funerários, e que o cargo requerido era para "nokanshi" (responsável por lavar e vestir  corpos de falecidos antes de serem colocados no caixão).


Surpreso e ao mesmo tempo desiludido,Daigo logo é contratado pelo senhor Ikuei Sasaki (Totsumo Yamasaki), que lhe oferece bom salário.Ele trabalhava já à 9 anos nesse ramo, mas era a primeira vez que contratava um assistente.Todas as pessoas que vinham em busca de emprego, desistiam quando descobriam que era uma profissão em que teriam de mexer com corpo de gente morta.



Daigo, no início sente receios em trabalhar nisso, e lhe custa a se conformar em mexer em cadáveres,principalmente porque em seu primeiro serviço foi embalsamar um corpo em decomposição já há duas semanas.

Seu amigo e até sua esposa, o desprezam quando descobrem o trabalho que ele passou a exercer. Como podia, ele, um renomado músico deixar sua carreira para se dedicar a essa profissão?Em certos momentos, Daigo passa a se questionar se iria continuar nesse ramo de agora em diante.

Mas aos poucos, tanto Daigo quanto as pessoas a sua volta perceberão que julgaram mal uma profissão tão bonita, que apesar de simples, tinha um grande valor na vida das pessoas.Lidar com mortos de famílias de todo tipo, fez ele e até o telespectador, a encarar o tema morte, e valorizar a vida. Trabalhar vendo constantemente situações inusitadas, de melancolia ou arrependimentos, passa a ser o cotidiano dele. Em pouco tempo, o reconhecimento pelos seus serviços logo vem a tona, através dos agradecimentos dos familiares dos falecidos, que puderam ter a oportunidade de ver pela última vez seu falecido(a) mantendo sua beleza dentro do túmulo.

Ao contrário do que se pensa, há todo um ritual para preparar o corpo do morto antes de velá-lo, e isso é mostrado numa riqueza de detalhes, transformando as cenas em verdadeiras obras de arte.


Comentários:

Posso dizer que este foi o drama mais diferente que já conheci, graças a originalidade do tema mantendo ao mesmo tempo uma simplicidade que faça aparentar ser um filme comum.Mas o que "Okuribito" se difere dos demais do gênero, é pelo fato de relatar o tema morte, (já muito abordado pelos japoneses, como no filme "Depois da vida"),na visão de um embalsador de defuntos.

Descrevendo dessa forma, muitos críticos iriam imaginar de forma preconceituosa, que esta obra provavelmente seja de comédia nonsense, ou terror/horror, afinal, no primeiro momento é isso que se imagina quando se fala numa profissão que "mexa" (literalmente) em cadáveres, não é mesmo?

É nesse ponto em que "Okuribito" surpreende, justamente porque o objetivo me parece na verdade, apresentar a importância dessa profissão, e como ela pode fazer diferença na vida das pessoas.

O filme não tem uma intenção necessariamente moralista, mas após assisti-lo, muitos telespectadores irão refletir alguns assuntos que muitas vezes não tenham dado muita importância. Como por exemplo, aproveitar cada momento de suas vidas sem arrependimentos até que no momento de sua "partida" possa se conformar com a morte. Assim como os seus familiares, se permitam em reconhecer que o falecimento de um ente querido, é como uma viagem para o outro mundo.

Não é melodramático, há muitas cenas de comédia, assim como as situações engraçadas que acontecem no dia-a-dia de qualquer um.Mas a tendência é ser muito mais artística e lírica.A trilha sonora de música clássica, bem como o da "5ª Sinfonia de Bethoven " favorece o visual culto.

A arte temperada com um roteiro simples permitiu que "Okuribito" agradasse os paladares dos críticos mundiais fazendo-o vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro no ano passado, (2009).



Download: Asian Space

Nenhum comentário:

Postar um comentário