LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tengoku no Honya Koibi

Foi por um acaso, que conheci "Tengoku no Honya Koibi"- (A livraria do céu).Um dorama que fala de nostalgia, reflexão sobre a vida e a morte, e amor.
É um daqueles filmes em que me faz pensar: quando as pessoas morrem o que elas gostariam de ter feito?E será que elas levam esse sentimento consigo?
Imaginando isso partindo do princípio que a alma é eterna, poderíamos crer que sempre é possível nos regenerarmos, e resgatarmos algo deixado na vida passada.E é sobre esse fenômeno em que fala o filme.

Logo no início, o pianísta Kenta, é demitido do emprego.Deprimido, ele vai ao bar e misteriosamente é "apagado".Ao acordar ele se vê diante de uma livraria onde havia várias pessoas ouvindo a história de um velho.Mais tarde este velho, que é o proprietário da livraria, diz a Kenta que aquele local é na verdade a livraria do céu.E que Kenta estava vivo, mas teria que ficar uma temporada ali trabalhando.Este céu era o espaço intermediário entre a vida e a morte, e que durante o tempo em que as pessoas "vivessem" ali ficariam até os seus 100 anos que deveriam ter completado na Terra.Depois disso renasceriam. O interessante é que todos que vem para o céu passam seus 100 anos com a mesma aparência, mas suas almas...aí já não se sabe.
É claro que com uma explicação dessas foi incompreensível nesta hora.Até o momento em que Kenta reencontra  Shoko, uma pianista que Kenta sempre admirou desde a infância.Shoko faleceu por causa de um acidente com fogos de artifício que seu namorado Takimoto, havia lhe preparado há 12 anos atrás.A partir de então ela perdeu a audição em um lado do ouvido, e também a vontade de tocar.Quando Shoko faleceu ela levou consigo o remorço dos seus desentendimentos em vida.Mas a verdade é que ela não queria ter culpado seu namorado, e gostaria que ele não deixasse seu trabalho.Takimoto era artifice experiente e o único da região que sabia fazer  os fogos  do tipo Wabi- conhecido como "fogos do amor", muitos diziam que quem via a Wabi chegar se apaixonariam naquele dia.

Paralela aos acontecimentos do céu, na Terra, Natsuko, sobrinha de Shoko fica sabendo sobre a beleza da Wabi.Ela e um dos amigos decidem trazer de volta a fantasia da Wabi preparada numa festa para o verão.Mas o antigo artifice, havia deixado a profissão, passando a viver isolado, bebendo em mágoas e remorsos.
Takimoto e Shoko precisavam de uma forma de se reencontrarem?Havia um elo que simbolizava uma comunicação entre eles.Para Takimoto, era de soltar os fogos Wabi que ele não tinha feito quando Shoko ficou doente.Para Shoko, era de ter terminado sua composição musical prometida a Takimoto. Faltava a última parte, chamada "Eien" que em português significa a "eternidade" muito a ver com o amor que transcendia a vida entre eles.
Com o passar da história, Kenta encontrará a resposta por estar no céu sem estar morto, a solução de seus problemas ocorridos em vida, ao mesmo tempo que intermediará o reencontro sentimental de Shoko e Takimoto.

O final é o mais emocionante brilho no céu ao som de eternidade, o elo que ecoará nos dois mundos, desfazendo os sentimentos amargos descansando a alma.
Gostei muito do roteiro, ainda mais porque envolver um tema que de tempos em tempos eu venho refletindo. Questionamentos que o ser humano nunca encontrou resposta, e nos deixam até com aquele gostinho de medo da morte. Um fato que me faz pensar o que poderia fazer para melhorar o dia, o amanhã o destino?

"Tengoku no Honya Koibi ou Heaven Bookstore ", me lembrou dois outros grandes filmes românticos que falam sobre temas aproximados, um deles é "Il Mare", tem em comum falar sobre a transcendência de tempo e espaço.E "Ima ai ni yukimasu" que mostra o reencontro entre pessoas vivas com falecidas.
Em nenhum desses três filmes há uma explicação lógica do que acontece, o porquê acontece.Como não há sentido alguém acordar e descobrir que está no céu, como também não faz sentido corresponder por carta com alguém que está em outro tempo.
Mas o interessante é que quando se assiste, não fica aquela dúvida :o que o diretor quis dizer com isso?Afinal  acho que o telespectador acaba dando mais atenção ao tema, e a possibilidade de o que é mostrado de ser verdade.De simplesmente refletirmos.

Baseado num best-seller que gostaria de estar conhecendo quem sabe se tivesse em português, Tengoku no Honya, é um sonho para os românticos, ideal para assistir no oshogatsu-ano novo.

A música tema, intitulada "Eien mieru hi" cantada por Yumi Matsutoya tem forte destaque no filme.Aliás foi através da música que pude conhecer.

vídeo clipe:


download
* meu irmão encontrou as legendas neste blog aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário