LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O caçador de pipas


O romance “O caçador de pipas” é um Best-seller publicado em 2008, escrito por Khaled Hosseini.
Foi a primeira vez que li uma história que se passa no Oriente Médio na visão de um afegão. Por trás de uma trama simples há um plano de fundo que serve com uma boa aula de história, complementar ao contexto da guerra fria.
É neste ponto que a obra chegou a receber algumas críticas que dizem que o autor teria indiretamente demonstrado estar de acordo que a ocupação Norte-americana tenha se estabelecido no Afeganistão para a expulsão soviética durante esse período. Mas eu particularmente acredito que o autor quis simplesmente apresentar as condições sociais e repressões sofridas pelo seu povo independente do órgão dominante, seja URSS ou Taleban que se estabeleceu intensamente ao passo em que a tal “ajuda humanitária” - que se pode dizer que não teve fins pacíficos, dos EUA vieram.
Bom, mas como não é de política de que venho falar até porque entendo pouco sobre isso, vou comentar a parte que mais me entretém: a ficção.
A obra fala sobre o valor da amizade em contraponto com valores impostos na sociedade. Valores muitas vezes discriminatórios e arcaicos que servirão de barreira para os protagonistas Amir e Hassan.Em especial ao segundo que será fiel a amizade até o fim de sua vida.
Ambos conviveram desde a infância.Amir como o proprietário e Hassan como criado.Separados pelo sistema de castas Pashitus considerada de classe superior em relação a etnia Hazara, respectivamente.
A história é narrada por Amir que conta sobre suas lembranças do amigo, e de seus arrependimentos em não ter lhe dado o valor que merecia.Sua covardia em não ter impedido que Hassan fosse abusado sexualmente por uns garotos mais velhos.E depois te-lo acusado de ter lhe furtado.Nesse segundo momento, Hassan sai de casa junto com seu pai para nunca mais retornar, ele sabia que Amir estava mentindo, no entanto ele faria de tudo pelo seu amigo mil vezes se fosse preciso.
Tempos depois a União Soviética ocupa o Afeganistão transformando toda a vida dos moradores, inclusive a de Amir que acaba tendo de abandonar sua própria casa e se mudar com seu pai para os EUA.Toda a sua antiga riqueza acaba ficando para trás.
Durante o caminho ele vomita no comboio de refugiados afegãos que seguiam caminho para América.Chegando lá, começa sua vida do zero, e ele e seu pai se tornam  simples comerciantes.Mais tarde ele conhece uma conterrânea com quem irá se casar.
Certo dia após um telefonema inesperado ele decide retornar ao seu país natal e vai em busca do paradeiro de seu amigo de infância. Ele queria tentar reatar o tempo perdido,e  lhe pedir desculpas.Mas já era tarde, muita coisa havia mudado.A casa antiga onde havia morado acabou por ficar ocupada pelo exército Taleban. E Amir fica sabendo que seu amigo havia construído uma família.Soube também que ele e sua esposa foram assassinados pelos Taleban e que tinham um filho que fora se tornado criado deles.
Amir não pensou duas vezes em a partir de então,procurar pelo filho de Hassan e cuidá-lo como se fosse o seu.
Mais do que se reconciliar com o passado, agradecer por tudo o que seu amigo fez e ele teve medo de retribuir.

Há muitas referências da própria vida do autor incorporadas no personagem Amir.Assim como seu personagem, Kaled também se refugiou para os EUA durante o período das invasões soviéticas. e atualmente o autor mora nos EUA.

Considerações finais
“O caçador de pipas” foi um dos melhores livros/obra que conheci. Li quando estava terminando meu colegial, quando a leitura do livro coincidiu com o um trabalho escolar que tinha como tema geopolítica - conflitos étnicos culturais.De repente me surgiu uma luz nesse momento que me permitiu que intertextualisasse histórias e pudesse concluir um trabalho bem feito.
Uma obra recomendada para quem busca um gênero diferente, uma cultura oposta a sua ou que simplesmente esteja envolto em um roteiro simples.

Adaptação
Em 2007 foi lançado uma adaptação em filme da obra, produzido nos EUA com a participação de um elenco afegão.
Assisti o filme legendado e sinceramente não gostei me pareceu que o filme não conseguiu demonstrar a mesma expectativa e emoção do livro.

Para gostar de ler:
Deixo aqui o link para leitura on-line da obra:GOOGLE LIVROS. Versão demo só pra conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário