LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Capitães da areia: uma realidade da juventude brasileira


Pedro Bala, Professor, Pirulito, Gato, Volta- Seca, Sem Pernas, João Grande e Dora, são algumas das crianças órfãs que moram perambulando pelas ruas do litoral brasileiro. Vivem do roubo, se tornam saqueadores mirins da cidade, passam a ser conhecidos como os Capitães da Areia.
Longe da escola e da educação familiar, tende-se amadurecer muito rápido, e desde cedo acabam por conhecer a criminalidade, prostituição e sexo como se já fossem adultas.

A trama mescla o realismo à crítica social, critica as autoridades públicas. Voltado para um tema atual, aborda assuntos banalizados pelos jornais, como violência e violação dos direitos do menor e do adolescente.

Há cenas por vezes lamentáveis, outras aventureiras, e até com doses de erotismo. Muitas características do ambientes cultural brasileiro.
Novela em crônica que marca a identidade do autor Jorge Amado, "Capitães da Areia" é uma das obras mais famosas da literatura modernista do 3° período. Indicada na lista de leitura obrigatória nos vestibulares mais concorridos do país, como na Fuvest e Unicamp.Famosa tanto quanto outros romances do mesmo autor, como "Dona flor e seus dois maridos","Tieta do Agreste","Gabriela cravo e canela"que ganharam adaptações novelísticas.
Recomendado para os leitores mais maduros, como também para os jovens, em especial aos adolescentes que precisam conhecer mais da cultura de seu povo, para que quem sabe deixem de só se alienarem com os enlatados do pop internacional. Não tenho nada contra o Best Sellers do exterior, afinal "Crepúsculo", "Harry Potter" (eu também curto) pois também são literatura, mas espero que as novas gerações não se esqueçam de reservar um tempo para estarem espontâneos em conhecer também às obras de títulos nacionais, sejam as contemporâneas ou até as mais clássicas. 

O autor: Jorge Amado


Adaptações da obra- 

Capitães da Areia teve diversas adaptações seja em teatros, novelas (soube que foi produzido pela Band em 1985), filme e até HQ.
Abaixo veja o trailer do filme produzido no ano passado que está para ser conhecido em 2010.Dirigido por Cecília Amado.



Veja site oficial do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário