LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tada kimi o aishiteru




A história

Motoki é um estudante universitário do departamento de inglês.No primeiro dia de aula, ele se depara com uma inusitada garota tentando atravessar a rua na passarela de pedestres em um local movimentado.O rapaz indica um atalho para o outro lado da pista,no entanto a garota explica que acredita que haveria ao menos alguma pessoa gentil que pararia o carro.
A partir desse momento, Motoki percebe algo de curioso pela atitude dela e resolve tirar uma foto da cena em que ela está acenando em sentido a rua.
Ao entrar na sala,ele encontra a mesma garota do ponto, e descobre que eles seriam colegas de sala a partir de então.


O nome da menina é Shizuru, uma pessoa alegre e doce,mas que não consegue amigos por ter hábitos estranhos e agir como criança apesar dos seus 21 anos.Na verdade Shizuru sofre de uma doença hereditária, em que seu amadurecimento pessoal poderia prejudicá-la genéticamente de alguma forma.Desse modo, ela acredita que comer rosquinhas seja um tratamento ideal para controlar esse desenvolvimento.
A situação de Motoki tem alguns aspectos em comum com ela. Ele também possui uma doença,uma alergia crônica no abdômen do qual ele vive se tratando com um creme que ele acredita cheirar mal a ponto de incomodar as pessoas a sua volta.A partir do momento em que ele tem essa impressão de desconforto, ele passa a evitar contatos pessoais, se excluindo socialmente.
Logo ambos percebem essas características, que acaba propiciando começarem uma amizade a sós.


Há uma pequena contradição de sentimentos, quando Motoki conhece Miyuki, uma bela jovem companheira de sala, que o convida a se juntar aos seus amigos.Nesse momento,os sentimentos dele se confundem entre amizade e amor, entre Miyuki e Shizuru.Mas ao contrário do que estou acostumada em ver na maioria de outros filmes românticos,o ciclo de intrigas novelísticas não tem um mínimo de espaço em "Tada kimi o aishiteru".Pois os três juntamente com os demais amigos de Miyuki, logo passam a se apegar e se ajudarem a lidar com seus próprios sentimentos.Houve sim um triângulo,mas em que Miyuki soube lidar bem com seu amor por Motoki de maneira madura e sincera de modo que sua personagem se torna peça chave para conduzir o casal principal,e por fim auxilía-os como uma verdadeiro amiga.


Apesar do convívio entre eles andarem bem,Shizuru não pôde se esquivar das suas condições de saúde por muito tempo.Ela sabia que seu tempo de vida era curto demais para manter a rotina.Então, ela toma uma decisão criativa para guardar suas lembranças para sempre.Um dia antes de seu aniversário, pede a Motoki que dê a ela como presente, um beijo no jardim isolado onde eles costumavam ir, e tirasse uma foto que seria usada como peça de uma exposição de imagens.Mas o beijo que seria só uma encenação artística, acaba sendo uma oportunidade de ele dar seu primeiro beijo assim como ela, e poder demonstrar ao menos uma vez o quanto ele a amava também.Durante todo o tempo,Motoki sempre sentiu medo do que as pessoas poderiam pensar sobre ele, e seu sorriso tímido conteve suas palavras de amor por Shizuru em pensamento.

O pensamento que me vem em certos momentos, do tipo:"nossa como seria bom se pudesse fazer isso ao menos uma vez", é questionado o tempo todo durante o filme.Até o úlitmo momento Motoki não diz totalmente o que sente por Shizure, apenas demonstra por pequenas atitudes de acalento e companhia.De forma contida seus sentimentos por ela se tornam fielmente eternos.


Depois de fotografar o beijo, no dia seguinte Shizuru vai enbora, deixando apenas um recado de agradecimento.Preocupado, Motoki procura por todos os lados pelo indício dela, e a única coisa que descobre é que ela havia trancado a matrícula da faculdade e desaparecido.

Alguns anos se passam depois do ocorrido,todos se formam, e cada personagem segue um rumo diferente a sua área.Motoki investe solitário, na profissão de fotógrafo.Certo dia em uma viagem a Nova Iorque, ele reencontra com Miyuki, e passam a recordar antigos momentos,dentre eles, Miyuki informa que depois de anos, ela havia reencontrado com Shizuru, e se surpreendeu com as mudanças pessoais da garota e diz que ela havia se tornado uma dedicada fotógrafa, e que não tinha tempo de contactar Motoki.

Mas essa boa notícia na verdade era em parte uma mentira.Shizuru havia sim se tornado uma artísta,mas ela não estava evitando reencontrar seu antigo amor, na verdade, durante esse tempo distante dele,Shizure faleceu. Havia falecido um mês antes de Miyuki reencotrar Motoki.Sua doença terminal impediu que seu último suspiro se reencontrá-se com ele.


Mas seu legado foi mantido em cartas que ela escrevia todos os dias a ele enquanto esteve doente, para que o sentimento se mantesse vivo.A cena final ocorre em uma galeria de fotografias, lá estava a foto do primeiro beijo da primeira e última pessoa que Shizuru havia amado em vida.

Pequena análise...



"Simplesmente te amando" já define todo o sentido desse movie, que fala de amor através dos gestos de humildade das pessoas.Onde o maior antagonísta, é o medo de se expressar que existe dentro de cada um.
Sem ser piegas,essas são apenas sensações insignificantes se comparado ao quão romântico "Tada kimi o aishiteru" é.

De início julguei mal a obra,sem dar muita importância no roteiro que é clichê estampado em doramas do mundo todo.Mas é nessa simplicidade onde me permitiu explorar o lado mais humano, em pequenos detalhes e gestos que ocorrem em situações banais vida das pessoas e quase não damos conta.

Apesar dessa obra ter grandes chances de não atrair curiosidade para quem não é fã do gênero,de alguma forma, iguinorá-lo pode ser uma perda de chance de conhecer uma das mais belas e simples obras de arte.

 Visão externa

A fotografia de alta definição da coloração do filme  ajuda a tornar as cenas ainda mais poéticas, principalmente no cenário dos jardins bem arbonizados que parece que foi retirado de uma cena do livro.


A atriz que protagoniza Shizuru (Aoi Miyazaki), me surpreendeu com a humanidade de sua interpretação, que caiu bem para a atriz.Em nenhum momento as características infantis de Shizure foram irritantes e enjoativas como ocorreu depois que assisti Makino Tsukushi (de HanaYoriDango),ou Hotaru

(de Hotaru no Hikari).Esse diferencial trás singularidade em"Tada kimi o aishiteru".

A trilha sonora ficou na balada romântica de Otsuka Ai, "Ren'ai shashin"- (fotos de amor),temática direta a poesia do filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário