LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 26 de setembro de 2009

A arte da luta


Logo de cara quando vi a capa do DVD desse movie fiquei imaginando uma comédia daquelas pastelão asiática que envolve um estudante atrapalhado que apanha dos valentões do colégio, e pra fugir disso ele vai pedir ajuda à um coroa durão bom de briga e moral pra fazer do garoto um James Bond no final.Roteiro perfeito para um cliche de comédia juvenil, mas não.

A capa deve ser uma jogada de marketing, em que seu idealizador quis satirizar os filmes de comédia nesse estilo, e só por sacanagem enganar o consumidor em assistir um conteúdo completamente diferente da capa.

"A arte da luta" fala na verdade da violência estudantil o bulling, um tema que vem sendo muito discutido nos dias atuais.O protagonista é um garoto que mora sozinho em um alojamento.Na escola em que ele estuda é discriminado por ser filho de um policial e todos os seus 'colegas' o desprezam e o espanca todos os dias em grupinhos de bando com lobos. Ninguém parece ver ou pelo menos não dão importância aos atos que os garotos rebeldes fazem com ele.
Certo dia o garoto conhece um senhor meia idade que mora no quarto ao lado no mesmo alojamento que o seu.Ele descobre que o velho é bom de briga e resolve pedir uma ajuda para resolver seu problema, aprendendo aulas de luta.

Logo de início do filme, já se percebe que as técnicas que o velho ensinava e a intenção do garoto não eram nada focadas em artes marciais e sim usar a força para brigar.

Agora, não espere um final heroico em que o garoto vira super-homem e vence os valentões. Afinal se tem alguma mensagem (talvez a unica que consegui desse filme), é que não é com uma rincha tentando intimidar o inimigo que os problemas terminam,agindo como ele ao mesmo nível como se somente em uma travada de briga fosse possível se sentir herói o suficiente.

Vale a pena pela crítica e pela originalidade em que decorre a história, mas a capa promocional e a sinopse que é contada para distribuição é propaganda enganosa por completo!
Bulling não é um tema agradável para se assistir, deu mais raiva do que entretenimento.Bom mas valeu a experiência em conhecer...

Algumas cenas:



ps:Há! Tem um detalhe que esqueci de registrar... o garoto tem um amigo de infância no colégio, só que o carinha é também tão espancado no filme que ele fica mais no hospital do que em outros locais, que chato ¬¬"

Nenhum comentário:

Postar um comentário