O J-pop (pop japonês) assim como em qualquer outra nação que tenha esse gênero o POP é um estilo musical que reune diversas influências culturais e de outros gêneros musicais estrangeiros.Sendo a maior parcela Norte-Americana, seja mesclando o Hip-hop,rap, Blues, R e B, Hard rock, ou mesmo substituindo palavras em inglês nas canções japonesas. Assim o "I love you", "don't say goodbye", " everthing", "sometime", "my life"," my heart", e outros termos simplesdo inglês são frequentes nessas músicas.
Antigos movimentos Norte-Americanos e europeus, transmitem hoje no Japão, através do visual key, e do gótica lolita, nas quais compõe a moda dos cantores j-rocks. Mas essa influência não está limitada a apenas os músicos do rock mais 'pesado', afinal até alguns cantores de animêsongs, inspiram nesses visuais nas suas apresentações. Além disso, muitos dos antigos j-rocks, que se desfizeram da banda, seguiram suas carreiras solo mais puxada para o j-pop, sem perder características do j-rock. Como é o caso do cantor Gackt (ex Mallice Mizer), e Hyde (de Larc'en'ciel, esse não sei se abandonou a banda, mas... fica como exemplo também...), e Miyavi ( ex- Duely Quartz).
Hyde and Gackt,capa do filme que eles participaram Moon Child (a esquerda) /(a direita) capa de Oresama de Miyavi
No caso do pop mais "black music influence", há cantores japas que mantém um estilo quase que completamente ocidental. Como é o caso de Home Made Kazoku, e Teriyaki Boyz.
Eu particularmente curto mais as baladas românticas...
No Nihon, há muitos cantores estrangeiros que fazem sucesso por lá traduzindo ou criando músicas em japonês. Essa sacada de marketing é quase como uma exigência de gravadoras como a Sony music e a Avex Trax (essa principalmente), que realmente querem dominar a Àsia oriental (no mínimo) em troca de agradar todo e qualquer público.
E não é que dá certo? Pois é, coloquei aqui alguns desses cantores dos que gosto:
Cantora coreana, mescla desde o pop ReB, ao dance, hip-hop. Começou sua carreira aos 11, graças ao seu talentoso vocal, em uma gravadora. Ela é uma poliglota nata, falando coreano, inglês, japonês e mandarim. Essa diversidade fez com que ela explodisse de sucesso por onde quer que ela passe, isso deve "explodir" também os cofres da sua atual gravadora Avex Trax.
Atualmente BoA, segue carreira nos EUA , será que vai dar certo? Eu já não curti o estilo, sou mais do tempo que ela cantava "Valenti", e "Every Heart".
Ou TVXQ, é uma boysband coreana, presente desde (2004), composta por Xian, Hax, U-Know, Hero, e Micky, eles são o maior sucesso na Ásia, principalmente no Japão.E no Brasil já coleciona uma legião de fãs. Seu gênero vai desde músicas agitadas como "Mirotic", até as mais românticas tipo "Stand by" (adoro!!). Seus clipes tem sempre performances sensuais que levam as meninas aos delírios.
Dentre estes que apresentei, é a mais veterana no ramo de intercâmbio musical, (desde os anos 90),na verdade a maior parte de seus singles foram lançados no Japão fazendo mais sucesso por lá do que no seu país de origem (EUA).
Suas canções foram temas de diversos filmes e doramas. Minhas preferidas são: "First Love " (de Majo no Jouken), "Flavor of Love" (Hana Yori Dango 2), e "Eternally" (Innocent Love).
Ela também é famosa pelos seus hobbies high-tech, por gostar de compor suas músicas no PC, adora checar email, postar no seu blog e jogar tetris nas horas vagas.
Cantor solo de gênero pop ReB e agitadas, canta e encanta em coreano e japonês. Lindo por si só, para mim ele é a versão masculina de Kwon BoA.
Mais uma "made in Korean", que começou a cantar fora, nas terras nipônicas por volta de 2004. Seu maior sucesso por lá é a canção Houkiboshi (tema de encerramento do animê Bleach).
Cantora de Norte-Americana, assim como Utada, não faz sucesso nas Américas, mas em compensação no Japão, ela estorou nas paradas Oricon com a música "Endless Story" tema do live action Nana, outra que recomendo é "Precious" do filme Limit of Love~Umizaru~.Em Nana, ela inclusive fez participação atuando no filme, no papel de Reira.Seu mais novo single se chama "Dream" feito um feat com a dupla Spontania, a canção já está nas paradas de sucesso Oricon desse mês.
Confira o blog de Yuna Ito.
Alan
Cantora tibetana, que mescla o pop ao lírico moderno. Mesmo pertencendo a um país que sofre tantas pressões políticas, isso não impediu que ela divulgasse sua arte em toda a China e até no Japão. Uma de suas canções foi tema do filme Red Cliff (2009).
Veja mais sobre ela no Age of Asian.
Ps: no official site das cantoras Yuna Ito e Younha, há músicas para download.
Nenhum comentário:
Postar um comentário