LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 26 de abril de 2009

Dragon Ball koko ni iru yo! (Dragon ball quero você aqui comigo!)


Com toda essa onda "retrô" de Dragon Ball Z, seja na retomada da história contada no live action Dragon Ball Evolution, ou em Dragon Ball Kay no animê, nada melhor do que relembrar de suas origens no primeiro Dragon Ball de 1984/1989. Lembrando que no Brasil a série foi exibida pela primeira vez no "Sábado animado" do Sbt nos anos 90.

Onde tudo começou...

A primeira fase, a batalha contra Pillaf-"sama" o etezinho horrendo, é uma das mais hilárias da série.

Nas primeiras aventuras Goku o garotinho inocente que vivia no mato se encontra com Bulma que estava em busca das sete esferas do dragão Shei-Long, que a todos que reunirem as esferas concede-lhes um desejo, inclusive "dominar o mundo", sonho de todos os vilões.

Os toques originais da série estão nos equipamentos modernos que Bulma utilizava. Como o "radar" dragon Ball, e as cápsulas hoi-poi que quando jogadas "Boom"!! Transformavam-se em casas, carros, motos, no design mais arredondado de Akira Toriyama.


Arquitetura estilo Toriyama hehe:


Carros  da Capsule Corporation


Podemos notar uma semelhança entre Goku e a personagem Arale( protagonista de Dr Slump outra obra do mesmo autor).


Ambos têm mais ou menos a mesma idade, e apesar do caráter inocente eles possuem uma força fenomenal digna de enfrentarem um Asterix quando toma sua poção mágica.

Bulma com sua inteligência científica se assemelha ao Sr Sembre de Dr. Slump. Para quem não conhece essa obra, Sembre é um cientista que cria uma robozinha chamada Arale.


Mas... Voltando a Dragon, na 1ª jornada por volta do capítulo 4, Goku e Bulma vão até um vilarejo com caráter bem marroquino, que estava sendo atacado por estranhos ônís (demônios), que raptavam garotinhas. Só que ninguém imaginava que esses monstros na verdade eram formas transformadas do porquinho Oolong, um pig tarado que estava usando suas habilidades de transformação, só para arranjar garotas.Como apesar de safado, Oolong ter suas virtudes, Bulma obriga ele a seguir viagem e ajudá-la na busca das esferas.

Os próximos a conhecê-los são Yamcha o ladrão do deserto que tem medo de mulher e o gatinho Poal que aliais, também sabe se transformar.

Essa convivência entre animais que falam com os humanos, dinossauros em pleno século XXI, em cenários imaginários (florestas que não encontramos em nenhum outro animê), torna Dragon Ball, uma história entrelaçada às fábulas. Inclusive há muitas referências da mitologia chinesa presentes, como a lenda do rei macaco, na transformação de Goku toda vez que ele observa a lua cheia, ou no dragão chinês Shei-Long *nem precisava comentar...*

Acredito que as referências de lendas japonesas estão no casco do mestre Kamê, semelhante à lenda de Urashima Tarou.

Personagens externos

Há referências de outras obras presentes também em Dragon Ball, uma delas é do Ultraman, que hora ou outra aparece pendurado em um galho de árvore como se fosse um animal, ou então de um Kamen Rider saltitando por ai na floresta.

Gamera a tartaruga dos vídeogames japoneses da Capcom, tem sua participação especial no capítulo 8 em que o mestre Kamê o chama para voar.


Nota: não é preciso explicar quem é mestre kamê né?! Acho que todo mundo já está careca de saber *_*'...

A melhor cena da primeira fase, é quando Goku se transforma em macacão e destrói todo o castelo de Pillaf, será que esse macaco não seria parente do King Kong?!

  

Veja a transformação



Enfim, não tem como descrever toda a série Dragon Ball em poucas palavras, afinal 153 capítulos não é nada fácil. E apesar de todo mundo ou pelo menos uma grande parcela da massa popular saber muito bem tudo o que eu disse até agora... Foi muito bom deixar registrado esse post!Porque esse animê marcou um pouquinho da minha infância. Se bem que para uma criança que só brincava de boneca e aos seus 5 anos não tinha noção nenhuma da programação da TV, eu diria que estar assistindo novamente, é como se fosse à primeira vez.

No más...

Têm capítulos completos legendados e dublados nesse site aqui ó: http://dragonballbrasil.com.br. Para quem quiser fazer download precisa ter login de acesso. No caso, só meu irmão tem...*preciso criar o meu urgente ~O.o~...

Veja abertura: "Makafushigi Adventure"

Nenhum comentário:

Postar um comentário