LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 14 de março de 2009

Harajuku:Terra das grifes!

Opa!
Alguém já ouviu falar nas extravagantes vestimentas japonesas?Parece meio estranho falar disso no Japão um país tão rigoroso nas normas de trabalho e estudo que influenciam até nas vestimentas formais do dia-a-dia.
Pois é!Mas não.

No bairro Harajuku situado em Tokyo surgiu, uma passarela para as diversas tendências da moda, ou seja, lá ocorre em todos os domingos, desfile de roupas, das diversas tribos.Seja através do visual key (influencia pelos J-Rocks), estilo kawai (menina tipo colegial), cosplayers (a famosa brincadeira de se vestir com roupa de personagens em especial de animês) e influências do street dance.

Essa mistura de estilos, tiveram grande influência dos antepassados como do período imperial japonês época dos samurais, mescladas com diversos movimentos sociais do mundo, como o movimento dos Hippies dos anos 60, os vestidos cheios de babados do século XIX na Europa,Hip-hop Norte-Americano, movimentos Punks...enfim, uma infinidade de formas de protestos, feitas pelos jovens, em busca de liberdade de expressão.Quebrando paradigmas impostos, e desenvolvendo a sua própria cultura, através da arte musical e porque não também na arte de se vestir.
 Harajuku, é o bairro que mais investe nas diversas tendências da moda, são as lojas mais procuradas pelos jovens, estudantes, artístas, que expressam sua identidade própria.O único lado ruim da brincadeira, é que não é nada fácil manter toda essa "produção" com dinheiro sobrando no bolso...os gastos são tremendos, os logístas agradecem "- voltem sempre!"
Então se você é um daqueles que adoram participar de eventos cosplayers, viajar e tem uma gande quantia de Okanê (dinheiro) que possa responder por isso...vá para Harajuku, e sinta-se em um desfile de criatividades!
Como faço parte da passiva, pró- roupas casuais >._.<>

Abaixo vejam algumas fotos que andei explorando.... 
As diversas tribos espalhadas pelas ruas desse bairro se dividem em:

Visual Key Lolita
Estilo gótico como de bandas j-rocks (X-Japan, Gazette,Malice Mizer), sempre com maquilagens sombrias, cabelos desfiados num visual bem coringa.
O estilo Lolita, teve influência dos vestidos europeus do século XIX, mas com algumas modificações, tipo o exagero de babados e a saia do vestido bem rodada em cilindro. 
Modelitos muito explorados pelas meninas do grupo CLAMP, que não deixaram de fazer bonito trajando Chi de Chobits, ou através das roupas confeccionadas por Tomoyo para Sakura (aliás no final de cada capítulo sempre tem uma cena especial, dedicado a descrever as vestimentas de Sakura).
Além disso, há uma mesclagem de Dark com os tipos "kawais", ursinhos de pelúcia, bolsas, presilhinhas e outros adereços "fofinhos" que são encrementados.

Gyaru and Yamamba
São os tipos mais conhecidos popularmente: meninas com cabelos descoloridos, lentes de contato e pele de bronzeamentos artificiais.
Concentra uma grande influência da cultura ocidental tanto nas roupas, quanto na simulação de bonecas barbies.

Essa moda influenciou cantoras J-pop como Koda Kumi e Ayumi Hamasaki (só que com menos exagero ^^").
Fazendo uma análise aqui para o Ocidente, poderia até se pensar que a Sabrina Sato se encaixaria nesse perfil, mas não se pode dizer isso até porque ela ao meu ver não mantém nenhum um pouco o estilo nipônico. Se bem que o visual Gyaru é voltado bem longe da terra do sol nascente.

Yamamba/Gyaru (versão masculina)
Sob influência do Hip-Hop, são aquelas roupas mais "largadonas", os blusões e bonés de rapper.
Há ainda os modelos cheios de estampas coloridas, característica do povo de Okinawa, como dos carinhas da banda "Orange Range".


Hippie
Retoma o design dos hippies aqueles mesmo dos anos 60, com acessóriso coloridos, roupas longas referência a John Lennon e Yoko Ono eu diria.


Kireime
Seria o "kawai" casual, ou mais tradicional que valoriza as vestimentas dos próprios antepassados como o kimono, cabelos aos  "coques", tudo muito bem atualizado com o modernismo de hoje.

Urah-Harajuku
Geralmente adotada pelas tribos mais velhas, profissionais na área de designer em moda.Costumam "desfilar" pela Harajuku com modelitos de sua própria autoria.

Cosplayers
São uma mistura de todas as tribos, reunidas no estilo animê pop, personagens que já existem trazidas ao mundo real.È o "vale tudo" da moda.

Estilos variados que não pude identificar hehe...^^"

Kawai

A "boot" para todos os gostos...


A cantora Norte- Americana,Gwen Stefani é a uma das atrações fonte de inspiração para os jovens japoneses, com seu estilo Marlin Morol .Veja clipe da cantora:



Nota: algumas descrições do post foram "pegas" de sites bem profissa...

3 comentários: