LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

~About Love~

Conta-se 3 histórias de amor, encontros e desencontros entre imigrantes japoneses e chineses.
A primeira história inicia-se em Tokyo.Uma jovem artista chamada Michiko expõe seus quadros de pinturas em galerias.Ela se sente um pouco triste por estar morando longe de seu namorado que mora na Espanha. Em uma conversa de 4 segundos por telefone ele termina o relacionamento. Enquanto lágrimas derramam sobre o rosto de Michiko, ela conhece Yao que acaba por se sentir atraído pelo seu olhar.
Por coincidência Yao estuda mangá, e viajou da China até o Japão em busca de realizar esse seu sonho.Certo dia quando ele descobre a galeria onde Michiko estava, ele passa a todos os dias deixar um desenho do rosto de uma moça derramando lágrimas estampado no vidro do recinto. Leva um tempo para ela descobrir quem é o autor, mas ao juntar todas as ilustrações descobre que formava uma animação onde a garota do desenho era ela.


==================================================================
O segundo momento do filme se passa em Taibei, o início é bem banal, uma moça está montando uma estante.Ao terminar percebe que está muito pesada e resolve pedir a um amigo imigrante japonês para ajudá-la a levantar. Um simples pedido de amizade acaba se expressando em amor. O rapaz Te-chan se entrega a ela, mas não é correspondido.A jovem também não recebe o mesmo afeto de quem ela ama.No fim do episódio, Te-chan está no telefone agradecendo um certo alguém chamado: Michiko.


==================================================================
A última história ocorre em Shangai.O professor Shuhei  vai até a China para aprimorar seus estudos. Lá ele aluga um quarto numa loja de conveniência cuidada por uma senhora e sua filha Yun.

Durante esse tempo ele aguarda com saudades as cartas de sua namorada e pede que ela venha visitá-lo. Ao em vez disso, ela lhe envia uma bola de beisebol com um cartão postal, ao lê-la Shuhei fica muito abalado, e joga o cartão em pedaços.Yun recolhe os pedaços e passa a colá-los e tenta traduzir o que estava escrito em japonês. Todos os dias ela discretamente pede que ele traduza palavra por palavra.
Quando a tradução terminou, Yun pôde entender os dizeres: "Estou em Barcelona, foi bom os quatro anos de universidade que passamos juntos, você está sempre atrás dos seus sonhos que eu já não posso acompanhá-lo."
Certo dia Shuhei decide retornar a sua terra, ao se despedir de Yun, ela diz uma única palavra em espanhol:"te quiero". Na hora ele não entende, mas depois descobre que significava "te amo".
O filme termina com o olhar de despedida de Yun.

Comentários
Apesar de narradas em paralelo, há vínculo entre os personagens das três histórias.Além de  terem em comum o sofrimento em se separar de antigas paixões para despertarem novos amores.O filme ainda fala de sonhos que acabam por atravessar fronteiras entre China e Japão.
Nos três acontecimentos não há um final estabelecido. É como se terminasse em reticências para que o telespectador possa preenchê-las.
Algumas cenas são até mudas, talvez para destacar a expressividade sentimental da personagem. Há também uma voz em primeira pessoa que ajuda a entender o pensamento delas. Esse detalhe foi o que mais gostei, tornando um filme mais artístico que comercial. Em especial a primeira história, onde amor e arte se misturam.Belíssimo resultado.Aliás, o filme num todo é uma bela obra-prima.Há quem não se agrade com o final do filme, mas pelo seu contexto tem tudo a ver.

Ficha Técnica
Gênero- drama/romance
Ano: 2004
Co-produção:Japão e China
Download recomendado: 100 okanê 

2 comentários:

  1. Interessante...nunca ouvi falar, mas depois de ler o que escreveste fiquei com curiosidade de ver...

    ResponderExcluir
  2. Recomendo!
    É um filme romântico diferente dos habituais e charme artístico!

    volte sempre!

    ResponderExcluir