LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"O caminho para casa" e "Nenhum a menos"



"O caminho para casa"
"Nenhum a menos"
Os títulos acima são do diretor Zhang Yimou, conhecido por retratar as tradições chinesas e a simplicidade do povo pobre em seus filmes. Ideal para que se conheça o lado rural na China, contrapondo ao seu crescimento econômico fervoroso que vem sendo tão comentado na mídia.


Uma característica em comum entre estas obras é que no elenco principal, há presença de "gente do povão", ou seja, pessoas comuns que não são atores.
Legal que é isto que traz uma veracidade nos filmes de Zhang, ele incorpora papeis que ninguém melhor do que um camponês para exercer tal papel.Valorizando a  habilidade das pessoas mais simples. 
Em "O caminho para casa", a personagem Zhao Di quando idosa,é interpretada por uma senhora que tece muito bem aos modos artesanais. 

Nenhum a menos (1999)

fonte: Recanto das letras
Mostra as condições de uma escola primaria rural que passa por várias dificuldades, como a falta de giz, e falta de professor. A saída do mestre Gao, é substituída por uma menina de apenas 13 anos. Apesar das condições difíceis os alunos não se desestimulam, e sim se ajudam mutuamente. No final, uma emissora de TV descobre o colégio e resolvem fazer uma reportagem de apelo.
O filme tanto apresenta as relações de generosidade como também do descaso aos mais necessitados.

O Caminho para casa (1999)


Um rapaz da cidade vai até o campo para realizar uma cerimônia para velar o corpo de seu pai. Segundo a tradição de sua família, quando alguém falece, os parentes devem levar o caixão desde a sua casa até o túmulo caminhando.
Ao reencontrar com sua mãe Zhao Di, ele passa a relembrar de como seus pais se conheceram. Seu pai foi um respeitado professor e a mãe uma humilde tecelã. O amor deles se tornou muito comentado no vilarejo, e são através da visão de Zhao Di durante a juventude que a trama se desenvolve.
O romance é quase platônico o que trás particularidade, mas também melancolia. O significado do amor expresso aqui mostrado é muito mais espiritual do que físico.Quero dizer, não espere cenas de beijo. 
Wo de fu qin mu qin - adorocinema
fonte: adorocinema

"De volta para casa" foi um dos primeiros filmes da atriz Zhang Ziyi, ao qual a fez se tornar tão famosa.
Atualmente ela é conhecida no Oriente e Ocidente através dos filmes "O tigre e o dragão", "O clã das adagas voadoras" e "Memórias de uma gueixa".Interessante observar suas fases como uma personagem de menina inocente em o "Caminho para casa", e a personagem de mulher sensual em "O clã das adagas voadoras", como se ela tenha seguido um processo natural de amadurecimento na carreira.

Comentários recomendados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário