LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 3 de outubro de 2010

"Hakuja Den:a lenda da serpente branca"



"Hakuja Den" é uma animação japonesa produzida em 1958 pela Toei Animation.Sua qualidade não deixa a desejar para as animações de hoje.Ela relembra muito os desenhos de Hayao Miyazaki e de Wall Disney.

Conta-se a história de uma cobra que foi salva por um garoto chamado Hie Hsu,ele resolve levá-la para casa , mas todas as pessoas a sua volta passam a desprezá-la como sendo perigosa. Muito triste por causa disso, o garoto decide abandoná-la em um rio.
Algum tempo se passa e Hsu Hsien se torna um belo e sereno rapaz, que vive numa floresta com seu amigo panda e a raposa Mimi.
Certo dia, enquanto ele tocava a sua flauta, vê um vulto de uma linda moça que acompanhava sua música com um banjo chinês. Curioso em conhecê-la, ele resolve seguir sua sombra, mas acaba a perdendo de vista. Único vestígio que ela deixa é seu instrumento musical. Ao anoitecer, Hie Hsu percebe que o banjo começa a tocar sozinho. Seria alguma mensagem? 

No dia seguinte, Hsu Hsien decide procurar a moça, mas acaba encontrando uma menina sorridente que diz conhecê-lo, e que a dona do banjo se chama Pai Niang. 
Quando chega o momento em que Hsu e Pai se encontram logo se apaixonam. Pai Niang o conhecia, porque ela era a cobra que Hsu salvou na sua infância. Isso porque ela era um fantasma que incorporou no corpo de humana para agradecê-lo.
Tudo até então parece estar harmonia, até aparecer um caçador de shinigamis (fantasmas), que considera qualquer espírito vagante como ser do mal, acaba por perseguir Pai Niang e sua assitente para matá-las.
Além dos personagens humanos, os animais também exercem papéis muito importantes em Hakuja Den. Eles falam e gesticulam com as pessoas, ora como mascotes fofinhas como o panda e a raposa Mimi, ou até como ladrões de comida.

Comentários
Mesmo que sendo um gênero infantil, a animação é bem madura para a época. E tem uma graciosidade nos movimentos das personagens, no soudtrack de orquestra. E na abertura do desenho, uma bela canção estilo tradicional inspirada nas chinesas. 
Mas que me encantou foi à cena em que a gang de animais ladrões briga com o panda, e ele dá umas boas surras sem perder sua graça de pelúcio.De todas as partes principalmente esta me relembra as páginas de uma fábula.

Imagino que essa animação infelizmente não  desperte tanto interesse pelas gerações atuais. Por isso dedico esse espaço para "Hakuja Den", com a esperança que pelo menos algumas pessoas despertem essa curiosidade.

Downloads:
 site especializado em animês- Hinata Sou


Nenhum comentário:

Postar um comentário