LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os grandes humanistas da história: Nelson Mandela




Lançado pela editora Globo edição de 1993, este livro da série "Personagens que mudaram o mundo- os grandes humanistas" , fala de toda a biografia de Nelson Mandela desde os tempos das primeiras colonizações sul-africanas.
Sinopse: Sua trajetória inicia-se na sua infância no campo. Logo ainda nesse tempo seu pai falece, e graças aos cuidados do tio ele consegue prosseguir seus estudos na cidade. Estudar em um bom colégio era inadmissível para os racistas que governavam o país. Com muita força de vontade, Mandela consegue se inserir em uma das únicas universidades que permitiam entrada para negros.
Numa época onde havia fronteiras que separavam o território dos negros com os brancos e que a cada cidadão negro era obrigado a portar um passe que continha as regras de quais locais ele era proibido de passar. Reprimidos em sua própria terra, quem protestasse era assassinado cruelmente.
Diante dessa segregação, Nelson Mandela não cerrou os olhos. Estava na hora de agir.
Foi na capital que Mandela abriu seu escritório de advocacia. Com o tempo, ele foi tendo contato com os movimentos sociais da época, até ser eleito presidente da CNA.
A pior das ditaduras nunca antes vista, ultrapassaram seus limites em 1991 onde 69 africanos foram cruelmente mortos. Anos depois houve o "massacre das crianças".
Os movimentos guiados por Mandela que até então havia seguido os princípios pacíficos, se vê num momento de precisar usar a força bruta.
O governo aprisiona os principais líderes do movimento, acusando-os de criminosos e até de terroristas. A partir daí Mandela passaria de 5 a 27 anos na prisão.
Mas, por mais que a ditadura prosseguisse, por mais que massacrassem esse povo, não foram capazes de conter o nacionalismo sul-africano e mais uma legião de protestos mundiais que clamavam pela libertação de Mandela. Foi quando em 1994, ele consegue liberdade, saindo da prisão com o mesmo sorriso viril no rosto e erguendo seu punho fechado que representava os panteras negras.
Mandela não luta por poder, luta por liberdade independente da origem étnica. Segundo relatos ele tinha muitos amigos europeus, asiáticos que também o apoiaram contra essa onda de imposições violentas e discriminatórias.
Sua história de coragem e persistência sem dúvida é o maior exemplo do que uma nação necessita: Ideologia de independência acima de qualquer barreira.
Valeu muito à pena ler este livro, aprender um pouco mais sobre a história da África do Sul, assunto que deveria ser muito mais debatido no Brasil. Afinal a nossa história cultural tem muito a conhecer e a compartilhar com os nossos quase vizinhos continentais.

2 comentários:

  1. Gente boa não mata, não tortura em nome de humanidade, está na hora de repensarmos nossos conceitos, como é que matamos para combater a matança? É bom comerçarmos a assumir nossos erros e dizer "Erramos, não o faremos mais". Olhe o que mudou na Africa do Sul, agora negros fazem com os brancos o que brancos faziam com negros, e negros continuam matando seus irmãos em nome da ganancia ou de religião. O maior humanista que já existiu nunca matou por nada, deu exemplo de amor, bondade e sabedoria e mesmo assim muitos dos que o seguem não são capazes de imita-lo, esse homem chamado Jesus nunca pediu nada, a não ser que amássemos uns aos outros, imagine esses grandes humanistas como vocês querem passar para o mundo que foram capazes de cometer atos terríveis em nome da paz.

    ResponderExcluir