LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 5 de junho de 2010

Os 300 de Esparta

Sinopse
Belíssima obra HQ de Frank Miller e arte final de sua esposa Lynn Varley, "Os 300 de Esparta" narra uma poderosa batalha de Esparta contra o exército Persa. Organizada pelo rei Leônidas que manteve a guarda de um exército de apenas 300 homens, durante três dias. Segundo a visão espartana em que são narrados, os Persas falharam em dois dos primeiros ataques mesmo estando em maior número tiveram dificuldade em conter o preparado poder militar espartano.

Em um dos momentos finais da batalha, Xerxes, rei da Persia, induz Leônidas à redenção. Terminaria a guerra se o rei se ajoelhasse juntamente com seus soldados. Mas essa proposta tomada como arrogante, torna-se ódio ainda maior dos espartanos que mais do que nunca, lutariam até a morte. E enfim chegaram à morte na batalha do terceiro dia, quando foram traídos por um homem tido como o "corcunda" que indica o caminho estratégico do grupo para o exército inimigo. Sem saída, Leônidas larga seu pesado capacete e escudo simplesmente atirando uma única lança em Xerxes. O resultado foi uma morte violenta e crua, todo exército vermelho 300, exterminados.


Mas a obra termina com uma proposta de continuidade, para uma próxima batalha dessa vez comandada por Dários, e mais um exército de mais aliados gregos.
"Os 300 de Esparta" têm uma narrativa bem rápida para serem digeridos, alguns quadros mudos em que as imagens falam por si mesmas, se assemelhando muito com mangás de ação. Tranços que de tão realistas até me assustam no nível de detalhes sobre a figura do corcunda, e do rei persa cheio de brincos, pirciengs ,argolas bizarras pelo corpo todo.


A dramaticidade também é muito explorada nas cenas de combate, mostra muito o lado corajoso e frio dos espartanos, dando uma boa justificativa para tamanha habilidade na guerra. Todo "cidadão" espartano logo ao nascer já é treinado para guerrear. Os bebês recém-nascidos com alguma má formação física são considerados excluída sendo logo sacrificados, outros que ficam, passam por rigorosos testes de sobrevivência na floresta enfrentando animais perigosos, e solidão. O rei Leônidas foi um desses. Mesmo sendo patrício de alto grau de poder é retratado como um lutador como os seus soldados, e é assassinado sem sequer ter dirigido a última palavra para a esposa antes de partir nessa última batalha.


Enfim, um Comics para "dar de presente". Simples e direto, uma ótima aula de história em 5 volumes.


A Adaptação

Muitos já conhecem, mas é bom ressaltar que o quadrinho 300 de Esparta inspirou o filme com esse mesmo nome lançado em 2007 ,que ficou famoso marco em obras do gênero épico no cinema no mesmo páreo de Gladiador (2000), quem sabe. Particularmente não assisti ao filme ainda, mas acho importante que os fãs da animação também apreciem a obra em HQ e assim possam tirar as conclusões finais.


Destaque para o ator brasileiro Rodrigo Santoro que participa no elenco como um dos papéis principais, se não me engano encarna Xerxes, o rei Persa. Leônidas parece (vi um trecho do filme), idêntico ao indivíduo dos quadrinhos, é robusto e barbudo.
Detalhe no figurino dos guerreiros. Nos quadrinhos os espartanos andam praticamente pelados, só com uma capa vermelha que lhes cobre as costas, mulheres quase não aparecem. No filme, parece que amenizaram isso, vestindo-os com armaduras mais severas. Os capacetes se manteram como os originais, mais fiel talvez aos que esses soldados realmente usavam na época.

Site para download: baixante downloads
* recomendo esse que é de fácil acesso, link direto.

Ficha de descrição: 
Título: "Os 300 de Esparta"
Ano:
Criador: Frank Miller/Designer art por Lynn Varley
Volumes: 5
Edição brasileira: Editora Abril
 capas

Nenhum comentário:

Postar um comentário