LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 21 de março de 2010

As loucuras de um Otaku

O que é ser Otaku?


Otaku provêm da palavra ( lar) em seu sentido literal.No sentido pejorativo, desiguina os fãs alienados por animê, mangá e tribos do gênero.Lá no Japão, a febre dessa cultura de massa ganha espaço nos clubes dos colégios e universidades, onde os alunos possuem o direito de reunir sua própria comunidade de gostos em comum.Tem de tudo:esportes,artes (incluindo os mangás),tokusatsu, e descobri que existe até de maniacos por réplicas de armas militares.

Mas...apesar de popular, esses nerds da cultura pop japonesa nem sempre são bem vistos na sociedade, ainda mais quando a paixão pelo hobbie leva a loucuras.Ao ponto de alguns acreditarem que podem ter um relacionamento com uma personagem de animê, ter sonhos alucinóginos ao imaginar a personagem peladinha e coisas do tipo. Outros até deixarem de trabalhar, para passar o dia inteiro vendo e revendo o episódio 1 da série favorita.Ai,ai... daí já é demais.

quarto de um otaku...

Verdade ou não, a questão é que o tema otaku já foi muito explorado em diversos filmes e até animês, como já mencionei em uma postagem anterior.
Dentre eles recomendo "Otaku no vídeo" e é desse trabalho que vim mencionar aqui.


Otaku no vídeo é um documentário de 1982, que retrata o drama da vida de um otaku, e como foi relacionar isso com a vida.Produzido pelo estúdio Gainax, os próprios produtores quiseram retratar os otakus através das suas próprias experiências de vida profissional.

Dividido em duas partes, o filme intercala os depoimentos reais de alguns desses otakus, com cenas em versão animê dos personagens. 

Todos os entrevistados no vídeo, possuem vasta experiência a maioria acima de 7 anos. Hoje, alguns são profissionais bem sucedidos, como um deles é desenvolvedor de softwares e nem queria relembrar o passado.Outros,sobrevivem isolados em alojamentos dos suburbios, mantendo uma rotina de fantasias.

Ao assistir isso, eu vi que ser Otaku é coisa séria.E é um estágio de fanatismo que dá medo de analisar.Mas acredito que não vale só para fãs do gênero, mas para qualquer outro louco em estágio avançado. Seja para Guerra nas estrelas,Batman,Harry Potter,idem.Pra mim tudo farinha. Fã doido tô fora!

Mas "Otaku no vídeo" é bom.Recomendo principalmente para os que tem essas características acima mencionadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário