LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quarta-feira, 10 de março de 2010

Admirável mundo novo

"Admirável mundo novo" é um romance inglês que mistura ficção científica e psicologia humana de forma ilústre, abordando um tema muito moderno em pleno ano de 1946 em que foi escrito.

A história se passa em um futuro próximo, onde a ciência se torna detentora do poder de Estado, e passam dos limites pela busca por um mundo "perfeito",através dos experimentos de eugenia e da criação de seres humanos em laboratórios.O conceito de família foi abolido, já que o nascimento das novas crianças passam a ocorrer por inseminação artificial dentro de tubos de ensaio.Durante a fase infantil, as crianças são condicionadas psicologicamente, de que se diferem entre si de acordo com o seu grupo social de origem (castas).Assim, quem é fisicamente fora dos padrões definidos como perfeitos, são classificados como de castas inferiores.
Nessa sociedade futura praticamente não há objeções em obedecer essas regras, já que as pessoas são condicionadas a se conformarem a tudo que lhes foi imposto desde que nasceram.Tal como o autor Aldous Huxley menciona no prólogo da obra: "No futuro, os grandes senhores do mundo não utilizarão de armas violentas para manipular a população, não existirão ditadores como Hitler".Para que continuariam a fazer isso?Se através dos meios de comunicação,ensino acadêmico,poderiam impor contra o povo sublinarmente suas ideias e de forma eficaz conseguiriam adeptos a aceitação.

As drogas (identificadas como soma) por serem legalizadas, são compartilhadas como remédios.Mantendo se nocivos e de impacto colateral.No entanto, toda a população se torna submissa.


A teoria Malthusiana que fala de a humanidade caminhará na harmonia através do controle de natalidade é levado tão a sério ao ponto dos anticoncepcionais se tornarem regra para as mulheres nunca mais engravidarem.Por outro lado, a traição conjugal se torna tão banalizada ao ponto de que o prazer carnal abole o amor verdadeiro.

O autor questiona, qual será a solução para o futuro.Viver de utopia ou voltar a vida do homem primitivo?
Afinal, por mais que a humanidade esteja caminhando com a tecnologia e se enriquecendo, o desenvolvimento se limita ao pensamento de "homem primata capitalista e selvagem".

Fonte de inspiração...

A obra repercutiu em vozes pelo mundo e no Brasil algumas músicas foram inspiradas em "Admirável mundo novo".
-> por volta dos anos 90, o cantor Zé Ramalho retrata em "Admirável gado novo" a vida sofrida dos camponeses do sertão nordestino.
-> Pitty urbaniza o tema em "Admirável chip novo", fazendo uma crítica em alusão a modernização robotizada.
Veja clipe com a letra dessa canção aqui:

mais músicas no letras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário