LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 14 de novembro de 2009

Yakusoku no inu - ハチ公_ 忠犬ハチ公

O conceito de companheirismo entre um cão e o homem não poderia ser melhor expresso do que em "Hachiko monogatari" (a lenda de Hachiko), baseada em fatos reais, conta a história de um cão da raça Akita que esperou a volta de seu dono mesmo que este nunca mais voltasse.


Todos os dias seu dono, o professor universitário Ueno ia até a estação Shibuya onde levava consigo Hachi.Na volta de seu trabalho, lá estava seu fiel parceiro esperando no mesmo ponto de encontro.
Certo dia, o sensei Ueno acaba sofrendo um derrame cerebral (AVC) do qual a morte é inevitável.Mas Hachi continua a ir a estação todas as tardes na esperança de reencontrá-lo.


Não se sabe se por instinto, mas o fato é que Hachi teria feito uma promessa do qual durou até seus 11 anos de vida.Ele falece em 8 de março de 1934 encontrado caido na mesma estação Shibuya.

Sua história comovia os moradores das proximidades da estação, que passavam até a cuidá-lo e oferecer-lhe alimento para que Hachi não se sentisse sozinho.Após a morte de seu companheiro, ele passou por vários donos, mas seus sentimentos sempre o levaram a visitar seu antigo lar.


Segundo dados verídicos, coicidentemente um dos alunos do sensêi Ueno encontrou em algum dia, o cãozinho voltando para casa onde vivia.Curioso o aluno decide seguí-lo e de lá ele acaba descobrindo um pouco mais sobre a história do tal Akita.

Hoje Hachiko é lembrado como uma lenda viva no Japão, a melhor representação de afetividade dos animais tão abençoada pelo povo nipônico.Sua estátua foi levantada em Tokyo e seu
registros históricos se encontram no museu da cidade.

Penso que esse seja o tal argumento, do porquê dos japoneses valorizarem tanto os cachorros como membros da própria família por vezes, talvez seja porque os animais em geral, mas principalmente os cães transmitam essa confiança e um amor singular ao seu dono, levando esse sentimento até a morte.
No filme, Hachi chega até ao paraíso onde ele consegue realizar sua promessa.

Esse acontecimento ocorreu no Japão de 1923 e pode-se dizer que durou até 1934/ou 35 na estação de inverno em plena época de II Guerra Mundial.
Mas as recordações não se apagaram, transformando-se desde manchetes de jornal da época, até ao dorama de 1987 produzido pela Shochiku. E mais recentemente teve um remake Norte-Americano que estreou no Japão em Agosto de 2009 segundo fontes do Epipoca, com o título ("Hachiko a dog's story").A música tema na distribuição japonesa, foi cantada por Aoyama Thelma, já divulgada nessa postagem aqui.

Algumas observações...

Como era de se esperar, pelo contexto mais maduro e profundamente sentimental, o dorama consegue envolver a curiosidade do telespectador sem apelar para o melodramático.
A simplicidade da retratação do cotidiano trás um cenário de clássico e artístico como se fosse retirado das páginas de um livro, entre uma biografia de um cão e a emoção de um poeta.

O Hachi do filme, não precisou de falas em CG, nem fazer piruetas para transmitir graça.O cachorro por si só cativou pela sua inteligência nata, e pelos simples gestos de afetividade. Uma das cenas que demonstram isso, foi quando Hachi ainda filhote, brinca dentro do quintal de sua nova casa, cheirando os arbustos e transpassando por um portão, conhecendo e explorando a sua volta, como uma criança que desenvolve suas habilidades.

Mas o momento final foi o mais marcante, quando o reencontro tão aguardado trás um desfecho espiritual em meio as flores de sakura.


Com o sucesso da "lenda", a produtora remasterizou esse ano a versão de 87-"Hachiko monogatari", do qual eles disponibilizaram o trailler no seu canal oficial no Youtube.
Meu aniki encontrou para download no blog AsianSpace, onde está legendado em ótimas condições.O trailler do remake "Dog's a story" pode ser visto no Age of Asia.

Obra que vale ser vista por toda a família, para os que prezam pelos valores morais e sejam acima de tudo eternos apaixonados pelos ensinamentos que os animais também podem nos oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário