LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Hotaru no Haka



Nos auges da 2 ° Guerra Mundial, na região de Nagasaki (Japão) vemos o drama da guerra, na visão de Seita, um garoto de 13 anos que tende cuidar de sua família.A mãe doente do coração e sua irmã mais nova de 5 anos Setsuko, enquanto seu pai o oficial do exército Naval japônes está na guerra.

Porém após sofrer ataques de bombardeios Norte-Americanos, Seita e Setsuko acabam se separando da mãe, e logo em seguida descobre-se que ela faleceu.Sozinhos e sem ter onde morar, eles passam a ser abrigados na casa de sua tia.Mas a situação fica ainda mais difícil, quando a escassez de alimento assola o Japão, e a dificuldade para sutentar 8 bocas acaba fazendo com que a tia passe a exigir que Seita passe a buscar seus próprios meios de sustento.
A falta de generosidade, e desprezo das pessoas, fazem com que Seita decida viver sozinho cuidando de sua irmã, na mata onde moram os vaga-lumes.


O título Hotaru no Haka (O túmulo dos vaga-lumes) refere-se simbolicamente, ao paraíso dos irmãos, local predileto de Setsuko,onde sua alma fica guardada.
Um dos maiores encantos, é ver a maneira como as duas crianças encaram o drama da guerra com olhar maduro e ao mesmo tempo inocente. Setsuko, em seus últimos momentos de vida, ao enterrar os vaga-lumes relembra de sua mãe, conseguindo assim entender a morte mais do que um adulto entenderia.


Importante ressaltar o desfecho do longa metragem trazem um tom místico e nostálgico,onde as almas de Setsuko e Seita se reencontram para viver eternamente juntas no oásis dos vaga-lumes, no mesmo local onde o pote de "dorops" de Setsuko permanece vivo até hoje...

A mensagem transmitida mostra que o valor do verdadeiro heroísmo não se apresenta na forma de patentes ou de nação vencedora, mas do simples ato de um ser humano lutar para proteger quem ama e se manter vivo.E esse é o legado deixado por essas pessoas como Seita.
Esse é um dos exemplos, dentre tantos conflitos políticos, etnicos e religiosos, enfrentados no mundo ainda hoje.
"A guerra está apenas começando, o objetivo é se manter vivo..."


A história é baseada em fatos reais,escrita em um livro auto biográfico de Akiyuki Nosaka um dos sobrevivente da II Guerra Mundial.
Recebeu duas principais adaptações no cinema, Hotaru no Haka em animê longa metragem (produzido pelo estúdio Ghibli) ano 1988, e versão dorama, 2005 (TBS produtions).

Observações:
Muitas adaptações diferenciam as duas obras.Não se sabe exatamente qual seria a interpretação mais fiel a história real. Mas a versão em animê é mais dramática, e muito mais focada no amor e fidelidade entre os dois irmãos, já na versão dorama algumas situações de tragédia são amenizadas, e paralelo aos personagens centrais, a família da tia tem grande importancia, para demonstrar o perfil do papel da mulher na sociedade desse período, e suas interpretações de mãe.
O dorama destaca os 60 anos que as bombas em Hiroshima e Nagasaki foram atacadas homenageando os sobreviventes da guerra.


Downloads recomendados:(tracker via torrent)


2 comentários:

  1. Há também um live-action de 2008.

    Já assisti os filmes de 88 e de 2005. Excelentes!

    ResponderExcluir
  2. Importante observação Lucas!

    Particularmente a versão animê foi a que mais gostei.

    Obrigada pelo comentário!

    ResponderExcluir