LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Vagabond:"O guerreiro mais forte diante do sol"


Nada melhor do que afogar nossas fúrias lendo um bom mangá...para isso recomendo "Vagabond" de Takehiro Inoue, o mesmo autor de Slan Dunk.A obra ainda está sendo publicada no Japão (Codansha), simultaneamente que está sendo acompanhada aqui no Brasil(Conrad) em formato luxo.Segundo fontes, "Bagabondo"(como é chamado),vêm sendo feito desde 1998 e traduzido em cerca de 14 países, sendo digno de diversos prêmios.
A trama retrata a biografia de Miyamoto Musashi, o ronin que se tornou ícone da História japonesa.Sendo marcado pelo seu caráter guerreiro e selvagem em tornar-se o mais forte "diante do sol".
Da juventude de Takezo Souzen aos seus 17 anos, ele retorna da batalha de Seguigahara juntamente com seu amigo de infância Matahachi, sendo eles os únicos sobreviventes. Perseguidos pelos soldados do Imperador, eles se refugiam na casa da gueixa Okô e de sua filha Akemi.
A primeira batalha ocorre quando o bandoleiro Tsujikaze e sua trupe invadem a casa onde eles estavam, e Takezo não dá por menos em esquartejar todos com a espada recém empunhada perseguindo-os até matar todinhos sem deixar nenhum pra contar a história... Mas depois disso, felizmente as encrencas não param.



Matahachi acaba se entregando na sedução de Okô, e traindo a noiva que ele deixou esperando em Miyamoto. Esse acaba sendo o motivo para que Takezo voltasse essa sua cidade natal para avisar Otsu (a pobre traída), do ocorrido. O problema foi que Osugui a mãe de Matahachi, que tem um ódio tremendo por Takezo, acaba culpando-o por influenciar seu filho a ir à guerra e ter abandonado sua família. Quer dizer mãe e filho covardes, Obaba que não reconhece as fraquezas do filho, e Matahachi que abandona sua noiva, se entregando aos prazeres da carne. Bom mas fato é que a velha acaba botando todos os aldeões de Miyamoto, contra Tazeko, passando a chamá-lo de "olhos de demônio", "bakemon desgraçado" e coisas do tipo. Em parte isso acaba sendo verdade, o nosso herói  cria uma identidade perversa por causa de sua obsessão em vingança, e honra em deixar rastros de carnificina. Desde moleque após ter sido abandonado pelos seus pais, matar (de preferência samurais) pra manter sua sobrevivência, acaba se tornando rotina. Mas foi essa coragem fria, que o fez se aperfeiçoar por conta própria na sua arte da luta, e o transformou como o grande ícone como é conhecido hoje.



Odiado por todos e até por si mesmo, ele acaba recebendo ajuda do monge Takuan, que em contrapartida o chama de "o mais fracote da vila". È claro que a possibilidade de não ser o mais forte de todos, dói na espinha dorsal de Takezo, que também passa a odiar o tal monge. Mas apesar de sarcástico e um tanto realista demais, que chega até o ser impiedoso, Takuan tem um bom coração, e todas suas atitudes acabam sendo para que as pessoas a sua volta descubram por si mesmas a maneira certa de agir. Posso até estar enganada (é... porque vai que o cara é o grande vilão da história...), mas pra mim esse personagem é o meu predileto, pela sua coragem sem ter necessidade de empunhar uma espada (pelo menos até agora né). Na verdade ele acaba atiçando a personalidade de Takezo, e o seu espírito de guerreiro guardado dentro de si, nomeando-o de: Miyamoto Musashi.


Quatro anos se passam, e Musashi (guarde bem esse nome) renasce das cinzas de passado podre e pernumba até o dojo militar Yoshioka em Kyoto, para desafiar quem ele considerava ser o mais forte, nos quais enfrentaram até mesmo seu pai. Daí que o "caipira do mato", como acaba sendo tachados pelos demais samurais, trata de limpar o salão, sabe como é né, mais luta e mais ação, e mais sangue que Blood+, meu... Aí as feridas são realistas e os traços pincelados de Takehiro Inoue, são obras-primas de perfeição extrema, os detalhes de sombreamento, fisionomia e paisagem deixa você ainda mais vidrado na história, a demora é ficar admirando a arte presente em cada página mais do que os diálogos, até porque na hora das porradas, não tem conversa. Takehiro, que já era bom desde os tempos de Slan Dunk, agora se percebe que ele mostrou muito mais do que é capaz nessa história super Cult do Japão, que é a de Miyamoto Musashi. O cara que é muito mais do que samurai, enquanto os carinhas ficavam adorando o Imperador como se fosse Deus, puxa-sacos de primeira, e chamava isso de heroísmo (como é o que acontece com certos soldadinhos de chumbo), Musashi se tornou o rounin sem rumo sem prumo nem documento. Tanto como o selvagem orgulhoso e egoísta, quanto corajoso e empenhado como é retratado no mangá.

Os personagens...
Na última página em um dos capítulos o autor comenta que adora desenhar rugas...e realmente como é difícil ^^"
            Otsu e o Monge Takuan

Como já disse a obra ainda está sendo publicada e eu e meu one-chan (irmão mais velho), estamos acompanhando ainda as primeiras aventuras, e já deu pra sentir a responsa... \ -__-

E por que Vagabond?Precisa falar ainda??

Nenhum comentário:

Postar um comentário