LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

domingo, 10 de maio de 2009

Iron Monkey


Este é um daqueles filmes sobre as lendárias artes marciais baseadas no movimentos do macaco, mescladas ao Wu-chia saltitante e voador.
Dr.Yang (Rongguang Yu), é um generoso médico que muitas vezes não cobra pelo tratamento aos seus pacientes mais pobres.Todas as noites ele juntamente com sua bela assistente StªOrchid (Jean Wang), roubam ouro dos ricos para dar aos pobres, sim o nosso "Robin Hood" chinês.E como sempre ninguém sabe quem é o tal mascarado, que deixa como único vestígio, um folheto com desenho de um macaco com os dizeres:"- obrigado pela sua doação Iron Monkey agradece", ou coisas do tipo.~O:o~


A polícia vai atrás, e começa a prender todo e qualquer sujeito que tenha cara ou jeito de macaco, inclusive até prendem um mico de circo, coitado o que ele tinha a ver com isso?


Pois bem, chega na cidade Wong Kei Ying (Donnie Yen), com seu filho Wong Fei Hung (Sze Man Tsang), *o herói das lendas chinesas*, que também acabam sendo presos depois de uma confusão.
Wong, para salvar seu filho, promete a polícia em capturar o verdadeiro Iron Monkey e assim também provar sua inocência.
O problema maior ocorre, quando chega na cidade o governador Cheng, que a qualquer custo quer encontrar o Monkey.Ultilizando como arma o golpe da "palma chinesa King Kong".

O protagonísta do filme, não é nosso único herói, todas as demais personagens tem seu papel importante com destaque a Sze Man que interpretou um Fei Hung muito bem, sem deixar barato para o Jet Li(que já por várias vezes foi Wong Fei Hung versão adulta).

*coments: a cena do guarda-chuva é uma das mais hilárias!Rss...

As belas coreografias, recheadas de voadoras, chutes que atiram os corpos longe, e equilibrísmo surreal em estacas de madeira com direito a chão pegando fogo (como ocorre na última cena), são o que há de único nas artes marciais chinesas.


Até que Stephen Chow não viajou muito na maionese quando criou as cenas de açãode Shaolin Soccer, né?
*a "palma King Kong", me lembrou da "palma budista" presente em Kungfusão será que teve ai uma fusão de ideias?



Sem falar na trilha sonora e fotografia clássica, que torna o visual poético e obra de arte, e ao meu ver ("desculpe aos mais entendidos"), mais arranjado que "Tigre e o Dragão".
E francamente, sempre achei que assistir filme chinês em som original a mandarim ou cantonês fosse de dar no sono, e fosse melhor dublado... mas "Iron Monkey" recomendo a original, fresquinha sem cortes de cenas, som de fundo, nem troca de nomes. "Se são somente as produções Norte-Americanas que fazem isso não sei, mas exija 100% original em alguns casos.


Ficha técnica:
ano:1993
diretor: Yuen Woo Ping

Nenhum comentário:

Postar um comentário