LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

sábado, 4 de abril de 2009

Diário de motocicleta


Antes de ontém (2/4) o meu professor do curso de Sociologia veio com um filme muito interessante que retrata um pouco da juventude de Ernesto  Cheguevara antes de se tornar o líder Revolucionário que conhecemos hoje.
Cheguevara "o fusel " (como era conhecido), com então seus 23 anos estudante de medicina, e seu primo e amigo Alberto Granado bioquímico o "piloto gordo", de 29 anos.
Com o objetivo de conhecer todo a região Andina, em apenas 50 dias de viagem, relatarem todo o percurso desde suas proezas e desproezas, até fazer uma análise das outras civilizações, e suas culturas,e principalmente acrescentarem seus estudos para a cura da Lepra.
Tudo isso se mantendo com seu único meio de transporte, a possante motocicleta "La poderosa",(*daí o nome do filme*) que não era nada poderosa assim...ainda mais tendo que carregar todas aquelas bagagens de chumbo dos dois viajantes.

O diretor Walter Salles,
conta com o ponto de vista descritos por Alberto Granado, hoje com 81 anos.                                                                               

"Diário de motocicleta" é realmente sua auto-biografia, relata as lembranças do período de diversão que viveu com Che.Fala até das primeiras crises de asma do seu companheiro, e como foi esse drama durante o percurso até o Peru.

O filme foi gravado no Brasil e em vários países da América do Sul, ou seja vem recheada de referências latinas, (afinal os atores são todos latinos, falam aquele espanhole bem puxado que chega a ser cômico quando Alberto Granado dá suas broncas...), as melhores cenas são quando ambos  amigos chegam até uma pequena comunidade Inca (situada no Peru), a situação financeira,os trajes e arquiteturas mostrados são verídicos,( lógico!) nenhum diretor é irracionalmente louco de reconstruir uma arquitetura daquela, faraônica, de "mentirinha" né!Sendo que ela se mantêm preservada e aparentemente intacta para os turístas de todo o mundo.

Em ordem mais ou menos cronológicas da viagem (porque eu não tenho chip de elefante...), temos como pontapé inicial o Chile em 22 de fevereiro de 1952, em 7 de março, chegam a Val Paraíso onde permanecem abrigados graças a ajuda de um casal comunísta que trabalhavam na Mina da Chicamata.Não conseguem ficar ai por muito tempo, pois são expulsos por serem estrangeiros.
Próxima parada é em Cuzco no Peru, 22 de março do mesmo ano.Conhecem os Incas que sobrevivem da pecuária e agricultura.
Se não me engano a última parada é San Pablo no Peru aonde Che e Alberto conhecem um grupo de médicos que estudavam a cura da Lepra,ajudando uma comunidade Andina cuidada por madres.
O objetivo final foi elegido em Guajira na Venezuela, (agora não me lembro se eles realmente chegam ai no final do filme...), mas tudo bem.Esse foi o destino final, do passeio didático, que fez mudar completamente a concepção que eles tinham do mundo, e o que serviu de base para despertar o espírito crítico de Cheguevara.
Como tem referências do diário de Che, conhecemos também um pouco sobre sua vida amorosa com Chichina a amada que ele deixou na Argentina junto com sua tia.Sem contar os diversos amores que ele encontrou por essa longa estrada da vida.

Curiosidades encontradas:
- o ator Rodrigo de La Sierna, que interpretou Alberto Granado, é primo de 2° grau de Ernesto Cheguevara de La Sierna.
-para conhecer o perfil de suas personagens os protagonístas, foram visitar a família de Cheguevara em Cuba, tiveram que aprender a pilotar uma Norton 500 de 1939 (a possante), e a dançar tango,e mango (saibam por quê assistindo o filme)
- o ator Gael Garcia Bernal que interpretou Che, é um verdadeiro astro latino, que também já participou de filmes como "O crime do padre Amaro"de 2002,(adaptação da obra literária de Eça de Queirós).
- e por  sinal Gael é lindo diga se de passagem *ah isso não é curiosidade né...*

Para quem quer saber mais sobre detalhes de como foi projetado o filme, e descrições no ponto de vista de Walter Salles, fotos exclusivas e tal...recomendo a revista "Grandes líderes da História" (especial reedição), da editora Arte Antiga.

Que foi a que tomei de referência, para inserir muitas dessas informações descritas.A revista relata toda a vida de Che de forma bem dinâmica vale a pena ler,inclusive faz indicações de livros importantes como:

-"Sem perder a Ternura -pequeno livro de pensamentos de Che Guevara", Editora Record, 2001.

-"CheGuevara  a luta revolucionária na Bolívia",de Luis Bernard Pericás, Editora Xamã,1997.

-"CheGuevara-Por ele mesmo", editora Martin Claret, 1996.

-"Quem matou Che Guevara-seu delator estava no Brasil", de Saulo Gomes, Editora Elevação,2002.

Por mim mesma...
*"Che" manwa biográfico, escrito por Kim Young-Hwe publicado pela Conrad.(Nunca li, por favor se alguém ai já tiver lido e tem um conhecimento mais afundo sobre o assunto por favor me contate).Tudo que sei é que essa obra retrata desda infância até a sua morte na Bolívia.
Encontrei esse trecho que pode ser lido na loja Conrad :http://www.lojaconrad.com.br/trecho/che_p1.asp
pelo pouco que pude ler, me encantei com a simplicidade de como é contada a história de forma bem jovial,apresenta os fatos reais numa leitura leve e solta digna de um manwa mesmo!Vale a pena conferir!



Nenhum comentário:

Postar um comentário