LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

As edições dos mangá e animês

Folheando as edições anteriores da revista NeoTokyo, pude perceber quantos detalhes acabei passando em branco, reportagens tão importantes para qualquer otaku que se preze, até para os menos crazy's como eu.




Na edição n°07 2007,( tá um pouquinho antigo, mas vale a pena comentar) tem a entrevísta com o ex editor da Tokyopop, o Norte- Americano Toren Smith, que concedeu um papo com o blogueiro Christopher Butcher.
Toren, fala de alguns dos motivos que levaram a sua desistência em investir na edição dos mangás.Em um desses fatores, ele comenta a sua decepção com alguns fãs (inclusive brasileiros) frequentadores de fóruns da internet. Ele "mete a bronca" nos otakus que criticaram as edições Norte-americanas e se auto consideram nerds de plantão.

Mas não é preciso ser muito expert, para notar as edições exageradas que algumas empresas Norte- americanas fazem com muitos produtos do mercado asiático (pelo menos do Extremo Oriente), e nisso incluíndo principalmente os animês/mangás, que passam pelas mãos do "Tio San" antes de chegar nas prateleiras ou na tela das Tvs brasileiras.
O motivo da crítica dos fãs é óbvio: a censura de algumas cenas cortadas, nomes de personagens trocados ( do tipo que todo mundo passa a ser chamado de "John and Mary"), e trilha sonora muitas vezes bem longe da original.
Enfim fatores que os fãs brazucas ( e acredito que a maioria dos América Latinos desfavorecidos) estão cansados de saber.

Não quero parecer nenhuma moralísta (nem tenho patente para isso), quero simplesmente postar meu ponto de vista estando errada ou não, já nem sei.
Mas...
Só acho que nós consumidores dessa onda pop que são os animês/mangás, independente de sermos fãs ortodoxos ou simples receptores leigos, temos o direito de receber esse material mais próximo possível do original, e para isso não há a nescessidade censurar algo como se fosse considerado inapropriado.
O problema é de que infelizmente há uma grande parte da sociedade ainda que generaliza o gênero animê estereotipando ser só "coisa de criança". A falta de aceitação do mercado estrangeiro, acaba desfavorecendo a distribuição dos animês/mangás em grande escala no mundo o que acaba impedindo a grande massa popular a ter acesso.
As edições devem sim ser feitas para adaptar a cultura ou expressões do tipo trocadilhos (lógico não tem outro jeito!). Mas a hipocrisia de algumas distribuidoras acabam indo muito além, cortando o cigarro do Sandy no One Piece, o beijo entre Naruto e Sasuke, ou cúmulos símples como impedir o Crayon Shin Chan de entrar.
Sim, tirar cenas eróticas ou de violência explicita em um animê, é válido até porque algumas pessoas não compreenderiam que Hentai, Yaoi são outros quinhentos, da mesma forma como qualquer outro gênero de filme inapropriado para menores de 18 anos, e tem seu público específico que deve ser respeitado.Mas que não venham dizer que Yuyu Hakushô e Full Metal Alchemist é algo muito "pesado" para ler ou assistir!
Como podemos ver algumas desculpas são bem absurdas, e mais absurdo é saber que as empresas japonesas pouco se lixam com as edições feitas no mercado afora, desde que seus lucros estejam garantidos de qualquer jeito.
Se o "cliente tem sempre a razão", então merecemos receber material de qualidade com adaptações de qualidade.
Assim como vemos acontecer nas distribuidoras brasileiras que trouxeram Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu e traduções caprichadas no ramo dos mangás como do Shin-Chan, Slan Dunk, Dr.Slamp entre outros dando um "jeitinho brasileiro" seja dublando e editando trazendo direto do Japão, ou através do intercâmbio com o México.Em que, os resultados são mais satisfatórios.
Acredito que as vendas dos mangás vão continuar indo de vento em poupa, porque fãs mais fiéis iram sempre preferir comprar.E com relação ao que Smith disse,acho que os scalations devem sim continuar, pois essa é uma maneira que ajuda a difundir a cultura dos mangás mais ainda para quem quer apreciar uma obra nova, ou não tem condição de comprar edições de luxo, ou mesmo pelo simples fato de curtir e passar o tempinho lendo fazendo o que gosta,  para isso não há nescessidade de ser o Sr ou Sra Arrogante em "meter pau" nas distribuidoras se estas tiverem trabalhando a favor do público e claro do seu próprio bolso.

Encontrei o Blog do cara (Christopher Butcher) para quem quiser ver...eu mesmo não tenho mais o que falar já que o meu inglês é bem pobre..>_<

Nenhum comentário:

Postar um comentário